I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Dicas de Como Estudar Geografia

Professora: Regina Duarte – 2010

Estudar é Trabalhar!!!

No momento de preencher um documento, qual profissão você escreve? “Estudante”. Esta é a sua profissão e como um “profissional competente”, jamais você poderá se limitar a somente reler um texto na última hora, um dia antes da prova. Isto não é um bom trabalho!
Estudo é trabalho que requer Empenho, Dedicação e Perseverança.
Não existe, em princípio, uma fórmula para o estudo do conteúdo abordado em Geografia, mas sim, mecanismos que, em conjunto, possibilitam a aprendizagem e um estudo mais agradável.
É de fundamental importância a interação dos fatos e fenômenos do cotidiano. Assim, um bom estudo ou estudante deve ter como ponto de partida a clareza de que não se aprende Geografia de uma só vez, mas gradativamente e para tal sugerimos:



  • Deve-se ter claro qual assunto a ser estudado, não adianta ficar folheando o caderno ou livro à procura de “qualquer” conteúdo. Procure escolher aqueles assuntos que, durante a execução dos exercícios, você teve mais dificuldade.

  • Tome como base a parte teórica do conteúdo, faça a leitura de cada tópico do conteúdo – digamos, subtítulos de um capítulo por vez – procure assinalar o que você entendeu, independentemente de ser mais importante. Transcreva tópico por tópico, aquilo que foi assinalado, mas de forma pessoal.

  • Há palavras e expressões-chave (como por exemplo, ao se estudar clima, muitas vezes vai aparecer “amplitude térmica”) e quase sempre passam despercebidas. Procure saber o que é, anote, pergunte na aula seguinte, consulte o dicionário. Muitas vezes, estas palavras e expressões se encontram no próprio glossário do livro.

  • Todo o conteúdo de Geografia é pontuado por citações geográficas e referências cardeais (norte de algum lugar, sudeste de outro...). Procure identificar onde se encontra, localize no mapa – utilize seu Geoatlas – observe-os, veja a legenda, compare, analise. Procure enxergar no mapa, tabela ou gráfico o que refere no texto. Na maioria das vezes, quando se estuda, você apenas lê o texto e isto é muito pouco.

  • Uma técnica interessante consiste em ler um determinado tópico e, em seguida, procurar simular uma carta a um amigo, descrevendo o assunto a que se refere o tópico lido.

  • Não tenha medo de errar. Quando se diz analise ou correlacione, você geralmente se atrapalha, pois não tenha medo de escrever o que pensa. Tome duas reportagens, qualquer uma, leia as duas e depois escreva sobre as duas (até mesmo quando se escreve que nada tem a ver uma com a outra você estará fazendo uma correlação). Experimente fazer isto com tópicos diferentes de um mesmo capítulo.

  • Seu caderno ou fichário deve ser, além de organizado (não necessariamente decorado), uma base para anotações.

  • Só é possível ter dúvida se você fizer, ou tentar fazer, as atividades propostas pelo professor. Não deixe de fazê-las. Anote ou assinale as questões duvidosas, pergunte ao professor. Se você deixar para a véspera das avaliações, fatalmente você não será capaz.

  • Grande parte do conteúdo de Geografia é passível de opinião, procure saber da opinião dos colegas, dos pais ... Este confronto exercita a análise, a comparação e a correlação.

  • Quando se deseja estudar conteúdos passados, procure rever as avaliações anteriores, releia todas as questões, procure resolver cada uma delas em uma folha à parte. Procure fazer isto também nas avaliações de múltipla escolha (pergunte a você mesmo por que é certa ou errada cada uma das opções.)

  • Na Geografia, a análise de mapas é fundamental. E o que é uma análise de mapas? Nada mais do que olhar para o mapa e tirar conclusões a partir da interpretação dos dados com referência à legenda. Para isso, observe o tema abordado no mapa (título). Pegue um mapa qualquer do Brasil, por exemplo, (seu Geoatlas é um grande instrumento) “brinque”, procure sua cidade, veja na legenda a cor ou convenção assinalada na área de sua cidade, compare com uma outra bem distante, observe os detalhes do litoral, ilhas, golfos, baías... (nunca tenha a preocupação de memorizar estas informações). Isto é muito importante para exercitar a análise de mapas.
  • Leia revistas e jornais, assista a pelo menos um telejornal diário (faça disso um hábito).

    BOA GEOGRAFIA !!!!!
    REGINA DUARTE
    “Ser geógrafo é ser cidadão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário