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terça-feira, 12 de maio de 2009




ATIVIDADE PRÁTICA 2 (para alunos de qualquer série/ano): RELÓGIO DE SOL COM GARRAFA PETIntrodução: Como você sabe, o Sol é a estrela da qual depende toda a vida na Terra e ele, felizmente, tem um
comportamento extremamente regular em sua aparente trajetória diária no céu. Usaremos esta regularidade para
construirmos um relógio de sol. Vamos orientá-lo para que construa um relógio, cujas horas serão lidas pela sombra de
um barbante esticado dentro de uma garrafa PET ao redor da qual estão marcadas as horas.
Teoria: Você sabe que aparentemente o Sol gira ao redor da Terra e que gasta 24 horas para dar uma volta completa.
Num círculo temos 360 graus, logo, dividindo 360 graus por 24 horas obtemos 15 graus para cada hora. Ou seja, o Sol
“gira” 15 graus em cada hora ao redor da Terra. Nosso relógio será bem simples, pois terá só um ponteiro (o barbante
dentro da garrafa) e somente as linhas das horas inteiras, ou seja, ele não vai marcar minutos e segundos.
A construção do relógio de Sol usando garrafa PET.
1. Providencie uma garrafa de refrigerante transparente e de paredes retas (cilíndrica) (a da coca-cola, apesar das curvas
tem um pedaço que é reto (cilíndrica), então, também serve). Retire o rótulo (prefira garrafa que tenha pouca cola no
rótulo).
2. Meça o comprimento da “cintura” da garrafa (na parte reta (cilíndrica), fora de curvas). Coloque uma tira de papel (ou
de barbante) ao redor dela e depois com a régua meça o comprimento da tira
de papel (ou do barbante). Digamos que este comprimento tenha sido de L
milímetros.
3. Em seguida vamos fazer o mostrador das horas. Divida o comprimento L por
24 (afinal o dia tem 24 horas), e vamos chamar de H à razão L/24, ou seja,
H = L / 24. Numa folha de papel sem linhas, trace 13 linhas (não muito
fininhas) paralelas, separadas pela distância H. O comprimento pode ser de 10
ou mais centímetros, pois não importa. Sobre cada reta escreve as horas de 18 horas (à esquerda) até as 6 horas à direita.Veja a figura 1.
4. Recorte o papel bem próximo das linhas das 6 e
18 horas e fixe-o com pequenos pedaços de
durex sobre a parede da garrafa PET, de forma
que as linhas fiquem ao longo do comprimento
da garrafa. Veja figura 2.



5. Agora a parte mais difícil. Deve ser feito por
um adulto. Com a ponta de uma tesoura de
ponta fina, fazendo movimento de rotação num
sentido e no outro, faça um furo bem no centro do fundo da garrafa e outro no centro da tampa.
Outra opção é: segurando com um alicate, ou tesoura de metal ou pano grosso, um prego, aqueça-o
numa chama e encoste-o no fundo da garrafa, a qual será furada com extrema facilidade pelo prego quente.
6. Em seguida passe um barbante não muito fino pelo fundo da garrafa e pelo furo da tampinha. Dê vários nós (um sobre
o outro) na ponta do barbante que está no fundo da garrafa, para que possamos esticar o barbante dentro dela. Amarre
a outra ponta na tampinha de forma que o barbante fique esticado dentro da garrafa, sem fazer “barriga” se ela for
colocada deitada. Veja a figura 2.
7. A parte mais fácil: descobrir a LATITUDE da sua cidade (dica: pergunte à sua professora de geografia, ou consulte:
http://www.apolo11.com/latlon.php ou http://www.aondefica.com/lat_3_.asp )


CONSULTE A FIGURA NO SITE DO OBA.
http://www.oba.org.br/site/index.php?p=conteudo&pag=conteudo&idconteudo=534&idcat=18&subcat=

8. Recorte do transferidor (figura 3), um triângulo que tenha a abertura exata da LATITUDE da sua cidade (começando
pelo zero, claro) e cole-o sobre um papelão grosso de mesmo tamanho, claro.


9. Recorte um retângulo de papelão com a largura e comprimento similar ao da própria garrafa PET que está usando.
Faça um traço no centro do papelão ao longo do seu comprimento, de ambos os lados dele. Cuidadosamente cole o
centro deste papelão sobre o primeiro, tal como mostra a figura 4.
10. Coloque a garrafa já montada de forma que a linha das 12 horas fique sobre o traço desenhado no centro do papelão
retangular. Está pronto o seu relógio de sol (Figura 5)! Parabéns! Agora é só saber ORIENTÁ-LO para que a
sombra do barbante projete sobre as “linhas das horas” a hora solar verdadeira, a qual pode ser bem “próxima” da
hora do seu relógio de pulso, dependendo de sua longitude e época do ano.
Figura 4 – Base do Relógio de Sol Figura 5. Relógio de Sol sobre a base
Observação: Claro que o relógio de sol só funciona sob o Sol e numa certa direção privilegiada. Qual direção? O relógio
de sol tem que ficar com sua base sobre a linha NORTE-SUL. Assim o barbante fica apontando (sua parte mais alta) para
o PÓLO CELESTE SUL, se você mora no hemisfério Sul e apontando para o PÓLO CELESTE NORTE, se você mora
naquele hemisfério. A questão, então, é como determinar a direção Norte-Sul, certo? Veja os métodos abaixo:
Métodos de determinação da direção Norte-Sul:
· 1o Método: É a direção na qual a sombra (sobre um local plano) de
um poste, ou a sua própria sombra é a MENOR DO DIA. Parece o
método mais fácil, mas é o mais impreciso. Tente fazer e
descobrirá.
· 2o Método: fique você mesmo de pé, imóvel, sob o Sol, de manhã,
num lugar plano. Peça para seu colega fazer no chão um risco indo
do meio dos seus pés até o final da sua sombra. Peça para ele
também contornar os seus pés com um giz para você saber onde
pisar à tarde, pois à tarde você precisa ficar no mesmo lugar até que
a sua sombra da tarde fique do MESMO COMPRIMENTO que a
sombra da manhã. A direção Norte-Sul estará exatamente no meio
Círculo
Lápis
Sombra da manhã
Sombra da tarde
Direção Norte-Sul
Figura 3 – Transferidor
CONSULTE:http://www.oba.org.br/site/index.php?p=conteudo&pag=conteudo&idconteudo=534&idcat=18&subcat=
Olhe no site da OBA as outras práticas, tente fazê-las e venha mostrar em sala para seus colegas.

8 comentários:

  1. Construir o relógio do sol recomendado no site é uma tarefa muito difícil para nós fazermos sozinhos. Deveria ser feito em sala com a orientação prática da professora.Além disso o prazo que foi dado é muito pequeno.

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  2. regina voce e muito legal mas lendo o comentario de cima nao tem nada disso pode ater ser difecil mais na nossa vida vamos senpre emcomtrar algo dificil

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  3. Deveria ser feito em sala com a orientação prática da professora.Além disso o prazo que foi dado é muito pequeno.

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  4. Professora, este dever está muito díficil, nem eu nem minha família, nem muito de meus colegas e suas famílias conseguimos fazer. Como recortar de um trasnferidor -19° 55' 15''???
    Se puder explicar para nós, ficarei grata.Isso deveria, como dizem os posts acima ser feito em aula e com mais tempo, com exemplos de relógio prontos, em sua ajuda.É muito complicado, o prazo deveria ser maior.À partir da parte 8, está muito díficil.
    Obrigada.

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  5. Adorei o blog bem que você falou que tava incrível.Ameiiiii!!!!

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  6. Professora eu gabriela costa da 6a não estou conseguindo fazer o relógio de sol por causa do iten 9 se você puder por favor explica-lo melhor.
    obrigado
    Gabriela Costa dos Reis 6a

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  7. O FESSORA NEM TEM COMO TA MUITO FODA,MINHA MAE E EU NAUM ESTAMOS ENTENDENDO!!!ESTÁ MUITO DIFICIL!ABRAÇOS...CHRISTIAN/6ªD.

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  8. esse email é da minha prima foi malz!!!rrsrsrsrs

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